Hospital Especializado
Entre em contato (16) 3913-0004

O CETAFE (Centro de Tratamento Avançado de Feridas) do Hospital Especializado de Ribeirão Preto também está equipado com duas câmaras hiperbáricas monoplace/monopaciente. As câmaras funciona com supervisão médica e abriga um paciente, em sessões individuais. Desde 1995, o CFM-Conselho Federal de Medicina regulamenta o tratamento com oxigenoterapia hiperbárica.



Oxigenoterapia Hiperbárica

A oxigenoterapia hiperbárica é uma técnica de tratamento que administra oxigênio a 100% ao paciente, com aumento da pressão atmosférica, durante algumas sessões. A pessoa em tratamento permanece dentro de uma câmara hiperbárica e o oxigênio inspirado atinge os pontos do organismo que necessitam de maior oxigenação. 

Esse tratamento, que só pode ser feito por médicos especializados, restaura a oxigenação do organismo nas áreas afetadas, diminui edemas provenientes de processos inflamatórios, combate infecções, estimulando os mecanismos de defesa do corpo, intensificando e acelerando a formação de novos vasos sanguíneos nas regiões a serem tratadas, promovendo melhor cicatrização de tecidos.

A indicação da oxigenoterapia hiperbárica é feita por médico e abrange diversas patologias, como, por exemplo, lesões refratárias (úlceras de pele, pé diabético, escaras de decúbito), vasculites agudas de etiologia alérgica, medicamentosa ou por toxinas biológicas, lesões por radiação, queimaduras, osteomielite refratárias e outras infecções necrotizantes nos tecidos moles.

Após feita a indicação pelo médico assistente, o paciente é avaliado pela equipe do CETAFE, que sugere e orienta o tratamento, sempre em contato direto com o médico assistente.