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Exercícios físicos podem ajudar a memória

Exercícios físicos podem ajudar a memória

Traumas e estresse podem ocasionar um bloqueio naquele momento, por isso, muitas pessoas não conseguem se lembrar de situações de tensão. Por outro lado, a genética e um estilo de vida saudável são aliados para que a tão sonhada “memória de elefante” seja uma realidade.


Claro que ninguém gosta de esquecer ou ter dificuldade para memorizar alguma informação. Em qualquer idade, é possível dar aquela forcinha para que seu cérebroacesse mais rapidamente, e com menos distrações, os dados armazenados.


Realizar exercícios físicos regularmente ou até praticar um hobby são atitudes que colaboram para a preservação do volume cerebral, local onde são guardadas as informações. Atividades como ioga, meditação e tai chi chuan são indicadas e, quanto antes você iniciar, melhor para a sua memória.


Lembre-se dessas dicas!

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Hábitos que podem atrapalhar o sono

Hábitos que podem atrapalhar o sono

Café com moderação.

O café é uma bebida estimulante, portanto, tomá-la em excesso pode fazer seu corpo pensar que deve permanecer acordado para realizar alguma atividade. Com o consumo elevado de cafeína, você terá mais dificuldade em diminuir o ritmo quando anoitecer.


Diga adeus ao sedentarismo.

O hábito de praticar atividades físicas ajuda seu corpo a manter-se em equilíbrio e isso influencia, de maneira positiva, no sono. Escolha o período do dia no qual seu corpo reage melhor ao exercício, contribuindo para que você se sinta mais relaxadona hora de dormir.


Desligue o celular, o computador e a TV.

Nada de ficar conectado ou assistindo programas até tarde, pois esses eletrônicos fazem o cérebro permanecer “ligado”. O ideal é não ter esses aparelhos no quarto e reservar esse local apenas para repousar e ter uma noite calma de sono.

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Vitamina D. Conheça os benefícios e as formas de obtenção.

Vitamina D. Conheça os benefícios e as formas de obtenção.

Segundo a matéria publicada no site da revista Istoé, há ainda a informação de que, mais do que uma vitamina, a substância trata-se de um pró hormônio. “Embora seja chamada de vitamina, a substância é, na verdade, um pró-hormônio. Ou seja, dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. “

Por sorte, a obtenção desse componente tão importante é muito simples e composta por duas vias: exposição solar e alimentação. Vale lembrar ainda que, em casos onde essa dupla não consegue suprir as quantidades adequadas, pode-se ministrar um tratamento de suplementação, sempre indicado e acompanhado por um médico.

Para entender melhor como funciona a absorção dessa vitamina nas vias listadas anteriormente, podemos observar que no banho de sol, por exemplo, são os raios ultravioletas do tipo B (uvb) os responsáveis pela síntese da vitamina. O indicado é que essa prática seja executada diariamente, mas é importante consultar seu médico e verificar a forma mais adequada.

Na alimentação, a vitamina pode ser encontrada facilmente em uma vasta lista de alimentos. Dentre eles, os principais são os peixes e frutos do mar, como salmão e mariscos. Mas a lista não para por aí e produtos como ovos, leite...

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O comportamento do organismo durante o riso.

O comportamento do organismo durante o riso.

Você sabia que, quando em repouso, o nosso coração bate cerca de 70 vezes por minuto? Acontece que durante uma gargalhada, esse número pode chegar até 120 vezes, aumentando o fluxo sanguíneo devido ao acréscimo no número de batimentos. Esse fator pode contribuir para uma oxigenação mais intensa dos tecidos.

A risada também pode estimular a produção de betaendorfinas, um analgésico natural que ajuda a relaxar e combater dores musculares. Essa substância, ao ser produzida em maior quantidade, pode diminuir a tensão muscular e proporcionar uma sensação de relaxamento. O riso também possui um efeito anti-inflamatório, principalmente nas juntas e nos ossos, sendo capaz de auxiliar na redução de inflamações e aliviar a dor em condições artríticas.

E, pra mostrar que os benefícios realmente fazem parte dessa prática deliciosa, até as lágrimas que emergem após um riso intenso podem fazer bem. Isso acontece porque durante esse processo a quantidade de imunoglobinas aumenta no nosso canal lacrimal, e esse anticorpo é um dos responsáveis pela primeira linha de defesa do organismo contra algumas infecções virais e bacterianas.

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