Hospital Especializado
Entre em contato (16) 3913-0004
0 comentários

Meia-idade e os cuidados com a saúde

Meia-idade e os cuidados com a saúde

O período comumente conhecido como meia-idade, que engloba o período entre os 50 e os 70 anos, é onde costumam acontecer as primeiras mudanças em decorrência da idade, entre elas estão: a diminuição de força e volume dos músculos, a perda de elasticidade dos vasos sanguíneos e o deslocamento do tecido adiposo para o tórax e abdômen, fazendo o rosto e as extremidades parecerem mais magros. A partir dos 50 anos, um dos principais riscos para a saúde são doenças coronárias, entre os homens, e o desenvolvimento de cânceres, para as mulheres. Com a chegada dos 65, porém, é o sistema imunológico que entra em declínio.


Envelhecer é inevitável, mas manter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios, entre outros cuidados podem proporcionar uma melhor qualidade de vida e assim, possibilitar a chegada à terceira-idade de maneira saudável. Veja algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento:


  • Para diminuir o risco de doenças como a trombose e cardiopatias, evite o consumo de alimentos ricos em gorduras, colesterol e excesso de sal. Medidas como essa são simples e podem trazer um benefício imenso à sua saúde.


  • O desenvolvimento do câncer colorretal, por exemplo, pode ter seu risco reduzid...
Continue lendo. →
0 comentários

Exercícios físicos podem ajudar a memória

Exercícios físicos podem ajudar a memória

Traumas e estresse podem ocasionar um bloqueio naquele momento, por isso, muitas pessoas não conseguem se lembrar de situações de tensão. Por outro lado, a genética e um estilo de vida saudável são aliados para que a tão sonhada “memória de elefante” seja uma realidade.


Claro que ninguém gosta de esquecer ou ter dificuldade para memorizar alguma informação. Em qualquer idade, é possível dar aquela forcinha para que seu cérebroacesse mais rapidamente, e com menos distrações, os dados armazenados.


Realizar exercícios físicos regularmente ou até praticar um hobby são atitudes que colaboram para a preservação do volume cerebral, local onde são guardadas as informações. Atividades como ioga, meditação e tai chi chuan são indicadas e, quanto antes você iniciar, melhor para a sua memória.


Lembre-se dessas dicas!

Continue lendo. →
0 comentários

Hábitos que podem atrapalhar o sono

Hábitos que podem atrapalhar o sono

Café com moderação.

O café é uma bebida estimulante, portanto, tomá-la em excesso pode fazer seu corpo pensar que deve permanecer acordado para realizar alguma atividade. Com o consumo elevado de cafeína, você terá mais dificuldade em diminuir o ritmo quando anoitecer.


Diga adeus ao sedentarismo.

O hábito de praticar atividades físicas ajuda seu corpo a manter-se em equilíbrio e isso influencia, de maneira positiva, no sono. Escolha o período do dia no qual seu corpo reage melhor ao exercício, contribuindo para que você se sinta mais relaxadona hora de dormir.


Desligue o celular, o computador e a TV.

Nada de ficar conectado ou assistindo programas até tarde, pois esses eletrônicos fazem o cérebro permanecer “ligado”. O ideal é não ter esses aparelhos no quarto e reservar esse local apenas para repousar e ter uma noite calma de sono.

Continue lendo. →
0 comentários

Vitamina D. Conheça os benefícios e as formas de obtenção.

Vitamina D. Conheça os benefícios e as formas de obtenção.

Segundo a matéria publicada no site da revista Istoé, há ainda a informação de que, mais do que uma vitamina, a substância trata-se de um pró hormônio. “Embora seja chamada de vitamina, a substância é, na verdade, um pró-hormônio. Ou seja, dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. “

Por sorte, a obtenção desse componente tão importante é muito simples e composta por duas vias: exposição solar e alimentação. Vale lembrar ainda que, em casos onde essa dupla não consegue suprir as quantidades adequadas, pode-se ministrar um tratamento de suplementação, sempre indicado e acompanhado por um médico.

Para entender melhor como funciona a absorção dessa vitamina nas vias listadas anteriormente, podemos observar que no banho de sol, por exemplo, são os raios ultravioletas do tipo B (uvb) os responsáveis pela síntese da vitamina. O indicado é que essa prática seja executada diariamente, mas é importante consultar seu médico e verificar a forma mais adequada.

Na alimentação, a vitamina pode ser encontrada facilmente em uma vasta lista de alimentos. Dentre eles, os principais são os peixes e frutos do mar, como salmão e mariscos. Mas a lista não para por aí e produtos como ovos, leite...

Continue lendo. →