Hospital Especializado
Entre em contato (16) 3913-0004
0 comentários

Meia-idade e os cuidados com a saúde

Meia-idade e os cuidados com a saúde

O período comumente conhecido como meia-idade, que engloba o período entre os 50 e os 70 anos, é onde costumam acontecer as primeiras mudanças em decorrência da idade, entre elas estão: a diminuição de força e volume dos músculos, a perda de elasticidade dos vasos sanguíneos e o deslocamento do tecido adiposo para o tórax e abdômen, fazendo o rosto e as extremidades parecerem mais magros. A partir dos 50 anos, um dos principais riscos para a saúde são doenças coronárias, entre os homens, e o desenvolvimento de cânceres, para as mulheres. Com a chegada dos 65, porém, é o sistema imunológico que entra em declínio.


Envelhecer é inevitável, mas manter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios, entre outros cuidados podem proporcionar uma melhor qualidade de vida e assim, possibilitar a chegada à terceira-idade de maneira saudável. Veja algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento:


  • Para diminuir o risco de doenças como a trombose e cardiopatias, evite o consumo de alimentos ricos em gorduras, colesterol e excesso de sal. Medidas como essa são simples e podem trazer um benefício imenso à sua saúde.


  • O desenvolvimento do câncer colorretal, por exemplo, pode ter seu risco reduzido com a inclusão de frutas e verduras na alimentação.


  • Mantenha os exames médicos regulares sempre em dia e verifique a necessidade de renovação das vacinas.


  • A idade avançada pode trazer o desenvolvimento de enfermidades como o glaucoma e a catarata. Por isso, não se esqueça de realizar também exames oftalmológicos periodicamente.


Atente-se para essas dicas e consulte seu médico de confiança para acompanhá-lo durante esse momento.

Comentários