Hospital Especializado
Entre em contato (16) 3913-0004
0 comentários

Dor nas mãos? Conheça a Síndrome do Túnel do Carpo.

Dor nas mãos? Conheça a Síndrome do Túnel do Carpo.

Essa é uma síndrome causada pela compressão (esmagamento) do nervo mediano que passa por um canal estreito no punho, chamado Túnel do Carpo.


A doença é mais comum em pessoas que realizam flexão do punho repetitivo e exposições a vibrações, como tocar instrumentos musicais, fazer trabalhos manuais e utilizar ferramentas vibratórias. Mas também tem associação com histórico familiar, Diabetes Mellitus, artrite reumatoide, doenças da tireoide e alterações hormonais, como menopausa e gravidez.


Caso realize alguma dessas atividades, tome medidas de prevenção, como evitar hipertensões e hiperflexões do punho, alternar o movimento entre as duas mãos, fazer pausas e exercícios de relaxamento nos pulsos e mãos ao longo do dia.

A maior frequência é entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos e os sintomas mais comuns são: dor, dormência, choque, formigamentos e perda de destreza nas mãos. O mais comum é a dor aparecer no polegar, dedo indicador, dedo médio e metade do dedo anelar. Mas pode ampliar para fora dessa área e até irradiar para o braço e ombro. A dor é mais intensa à noite e pode aparecer em uma ou nas duas mãos, embora esse caso seja mais raro.

O tratamento pode ser feito com anti-inflamatórios, imobilização, fisioterapia, medicamentos específicos, infiltrações com corticoide e, em casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada.

Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão os resultados.

Existem doenças com sintomas parecidos, por isso, se esses sintomas persistirem, procure um especialista para que o diagnóstico correto seja feito o quanto antes.

Comentários