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Dor nas mãos? Conheça a Síndrome do Túnel do Carpo.

Dor nas mãos? Conheça a Síndrome do Túnel do Carpo.

Essa é uma síndrome causada pela compressão (esmagamento) do nervo mediano que passa por um canal estreito no punho, chamado Túnel do Carpo.


A doença é mais comum em pessoas que realizam flexão do punho repetitivo e exposições a vibrações, como tocar instrumentos musicais, fazer trabalhos manuais e utilizar ferramentas vibratórias. Mas também tem associação com histórico familiar, Diabetes Mellitus, artrite reumatoide, doenças da tireoide e alterações hormonais, como menopausa e gravidez.


Caso realize alguma dessas atividades, tome medidas de prevenção, como evitar hipertensões e hiperflexões do punho, alternar o movimento entre as duas mãos, fazer pausas e exercícios de relaxamento nos pulsos e mãos ao longo do dia.

A maior frequência é entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos e os sintomas mais comuns são: dor, dormência, choque, formigamentos e perda de destreza nas mãos. O mais comum é a dor aparecer no polegar, dedo indicador, dedo médio e metade do dedo anelar. Mas pode ampliar para fora dessa área e até irradiar para o braço e ombro. A dor é mais intensa à noite e pode aparecer em uma ou nas duas mãos, embora esse caso seja mais raro.

O tratamento pode ser feito com anti-inflamat...

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Excesso de açúcar pode prejudicar a saúde

Excesso de açúcar pode prejudicar a saúde

A pele pode ficar mais bonita.

Com menos açúcar na dieta, as linhas de expressão podem ser amenizadas. Isso acontece porque quando há excesso dessa substância, ocorrem uma série de reações moleculares que comprometem a elasticidade da pele.


Corpo em forma.

O consumo de bebidas açucaradas pode ser uma das causas daquela gordura acumulada na região do abdômen, ou seja, menos açúcar significa mais facilidade para manter-se em forma e com saúde.


O coração agradece.

Exagerar no açúcar pode colaborar para o aparecimento de problemas cardíacos. Já que eliminar essa substância do cardápio é muito difícil, a dica é diminuir ao máximo o consumo e evitar as tentações.


Outras formas de energia.

A açúcar é um carboidrato que proporciona picos de energia para o seu corpo. Porém, junto com eles, a substância traz diversos malefícios para a saúde.


A boa notícia é que alimentos ricos em proteínas e gorduras do bem, como as oleaginosas, podem dar aquele gás de forma mais saudável e duradoura.

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Meia-idade e os cuidados com a saúde

Meia-idade e os cuidados com a saúde

O período comumente conhecido como meia-idade, que engloba o período entre os 50 e os 70 anos, é onde costumam acontecer as primeiras mudanças em decorrência da idade, entre elas estão: a diminuição de força e volume dos músculos, a perda de elasticidade dos vasos sanguíneos e o deslocamento do tecido adiposo para o tórax e abdômen, fazendo o rosto e as extremidades parecerem mais magros. A partir dos 50 anos, um dos principais riscos para a saúde são doenças coronárias, entre os homens, e o desenvolvimento de cânceres, para as mulheres. Com a chegada dos 65, porém, é o sistema imunológico que entra em declínio.


Envelhecer é inevitável, mas manter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios, entre outros cuidados podem proporcionar uma melhor qualidade de vida e assim, possibilitar a chegada à terceira-idade de maneira saudável. Veja algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento:


  • Para diminuir o risco de doenças como a trombose e cardiopatias, evite o consumo de alimentos ricos em gorduras, colesterol e excesso de sal. Medidas como essa são simples e podem trazer um benefício imenso à sua saúde.


  • O desenvolvimento do câncer colorretal, por exemplo, pode ter seu risco reduzid...
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Exercícios físicos podem ajudar a memória

Exercícios físicos podem ajudar a memória

Traumas e estresse podem ocasionar um bloqueio naquele momento, por isso, muitas pessoas não conseguem se lembrar de situações de tensão. Por outro lado, a genética e um estilo de vida saudável são aliados para que a tão sonhada “memória de elefante” seja uma realidade.


Claro que ninguém gosta de esquecer ou ter dificuldade para memorizar alguma informação. Em qualquer idade, é possível dar aquela forcinha para que seu cérebroacesse mais rapidamente, e com menos distrações, os dados armazenados.


Realizar exercícios físicos regularmente ou até praticar um hobby são atitudes que colaboram para a preservação do volume cerebral, local onde são guardadas as informações. Atividades como ioga, meditação e tai chi chuan são indicadas e, quanto antes você iniciar, melhor para a sua memória.


Lembre-se dessas dicas!

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