Hospital Especializado
Entre em contato (16) 3913-0004
0 comentários

Pratique saúde: parceria esportiva valoriza qualidade de vida das pessoas.

Pratique saúde: parceria esportiva valoriza qualidade de vida das pessoas.

Estamos muito FELIZES pela nossa nova parceria com a equipe FUN Sports, uma turma super motivada em cuidar da saúde e correr atrás de uma vida com mais qualidade. São atitudes positivas que nós, do Hospital Especializado, valorizamos em nosso dia a dia. Para marcar o início desta parceria, foi realizado um treino especial dos alunos, aqui na frente do hospital, com direito a café-da-manhã e muita agitação. Bora praticar o que te faz bem!

Continue lendo. →
0 comentários

PRÓTESE DE JOELHO ELIMINA A DOR E RECUPERA A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE

PRÓTESE DE JOELHO ELIMINA A DOR E RECUPERA A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE

A incidência da artrose do joelho, degeneração da cartilagem da articulação, cresceu nas últimas décadas proporcionalmente ao aumento da expectativa de vida. Pessoas mais velhas sofrem mais com este desgaste, presente em mais de 50% dos idosos acima de 60 anos e em 80% daqueles com 75 anos ou mais, causando dores, limitação na locomoção, deformação e perda de qualidade de vida. Em muitos casos, a solução médica passou a ser a colocação de prótese, cirurgia que vem se tornando cada vez mais segura e com tempo de recuperação do paciente bastante rápido se comparado a outros procedimentos.

De acordo com o Dr. Paulo Cunha, cirurgião do joelho e integrante da equipe médica do Hospital Especializado de Ribeirão Preto, quem decide o momento da cirurgia é o paciente. “Ninguém melhor do que ele para saber se as dores e dificuldades enfrentadas justificam a colocação da prótese”, explica. Integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho, formado pela USP Ribeirão e com várias especializações, inclusive nos Estados Unidos, o Dr. Paulo já realizou cerca de 1.500 cirurgias deste tipo (artroplastia) e confirma que este procedimento atualmente é bastante seguro no Hospital Especializado, c...

Continue lendo. →
0 comentários

NOVA TÉCNICA DE MICROCIRURGIA LINFÁTICA TRAZ SENSÍVEL MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES

NOVA TÉCNICA DE MICROCIRURGIA LINFÁTICA TRAZ SENSÍVEL MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES

Uma nova técnica cirúrgica, disponível no Brasil há menos de dois anos, vem trazendo significativa melhora na qualidade de vida de pacientes que passam pelo esvaziamento de gânglios e ficam assim expostos ao linfedema, o indesejável e incômodo inchaço de braços e pernas. A microcirurgia dos linfáticos, normalmente realizada de maneira profilática simultaneamente ao procedimento de retirada do tumor e esvaziamento dos gânglios, já é uma realidade no Hospital Especializado de Ribeirão Preto, um dos dois centros médicos do país que dominam e utilizam a técnica.

Os linfáticos são pequenos vasos que possuem a função de transportar linfa pelos gânglios ou linfonodos. O sistema filtra proteínas, líquidos e substâncias do sangue para dentro dos vasos linfáticos, assim como ajuda o organismo a se defender contra infecções. A pessoa com doença linfática tem uma menor circulação da linfa pelo corpo, que fica acumulada debaixo da pele causando o linfedema. As principais causas são de origem congênita, infecciosa e cancerígena, sendo esta última em número crescente em razão principalmente do envelhecimento da população.

No caso do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, a reconstrução lin...

Continue lendo. →
0 comentários

Dor nas mãos? Conheça a Síndrome do Túnel do Carpo.

Dor nas mãos? Conheça a Síndrome do Túnel do Carpo.

Essa é uma síndrome causada pela compressão (esmagamento) do nervo mediano que passa por um canal estreito no punho, chamado Túnel do Carpo.


A doença é mais comum em pessoas que realizam flexão do punho repetitivo e exposições a vibrações, como tocar instrumentos musicais, fazer trabalhos manuais e utilizar ferramentas vibratórias. Mas também tem associação com histórico familiar, Diabetes Mellitus, artrite reumatoide, doenças da tireoide e alterações hormonais, como menopausa e gravidez.


Caso realize alguma dessas atividades, tome medidas de prevenção, como evitar hipertensões e hiperflexões do punho, alternar o movimento entre as duas mãos, fazer pausas e exercícios de relaxamento nos pulsos e mãos ao longo do dia.

A maior frequência é entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos e os sintomas mais comuns são: dor, dormência, choque, formigamentos e perda de destreza nas mãos. O mais comum é a dor aparecer no polegar, dedo indicador, dedo médio e metade do dedo anelar. Mas pode ampliar para fora dessa área e até irradiar para o braço e ombro. A dor é mais intensa à noite e pode aparecer em uma ou nas duas mãos, embora esse caso seja mais raro.

O tratamento pode ser feito com anti-inflamat...

Continue lendo. →